Nova Russas, Ipueiras, Ipaporanga e outros 15 municípios estão com serviços de fisioterapia e terapia ocupacional irregulares



O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (Crefito-6) detectou irregularidades em 19 municípios cearenses quanto aos serviços de fisioterapia e terapia ocupacional na saúde básica.

Conforme o órgão, há problemas na estrutura dos locais, nos serviços ofertados e na falta de profissionais, o que fez a entidade sugerir a contratação destes especialistas com o piso salarial da categoria. Além destas irregularidades, também houve uma representação contra escolas que ofertam o curso de Fisioterapia em Educação à Distância.

Três municípios da nossa região aparecem na na lista dos municípios que apresentaram estes problemas: Choró, Barreira, Ibaretama, Ibicuitinga, Quixadá, Quixeramobim,Cariús, Acopiara, Ipueiras, Trairi, Pacoti, Ipaporanga, Russas, Nova Russas, Pentecoste, São Benedito, São Luís do Curu e Tururu.

Jane Albuquerque, fiscal e coordenadora do Departamento de Fiscalização do Crefito da 6ª Região, explica que, em caso de não regularização, visto que as gestões serão obrigadas a se adequar aos parâmetros legais para oferta destes serviços, “o Conselho aciona a Promotoria de Justiça, que por sua vez notifica o denunciado com prazo para apresentar defesa”.

Após o processo, o Crefito é notificado sobre a regularização e caso permaneça as irregularidades a gestão responsável pelo equipamento de saúde se compromete a atender as solicitações por meio da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).


Fonte ; Diário do Nordeste

Comentários