Nova Russas. O quê muda se aprovada em 2º turno, a emenda à lei orgânica do município, além da alteração no tempo do mandato da mesa e do direito a reeleição?



 Vereadores de Nova Russas, durante sessão ordinária na quarta-feira (05), resolveram através de emenda a lei orgânica do município 03/2019, de autoria do vereador Pedro Lira do PPS, aumentar o tempo de duração do mandato da mesa diretora para dois anos, com direito a reeleição para o presidente.

Além de Pedro Lira autor do projeto, com exceção de Chiquinho Diogo e do vereador Teixeira, todos os outros votaram a favor da emenda 03/2019.

Tudo bem, você pode dizer! O problema é que o presidente da casa poderá ser a mesma pessoa durante os quatro anos, impossibilitando a alternância no comando do parlamento local, independente do que isso significa em termos de ganhos ou perdas políticas, não pretendo entrar nessa discussão...de fato, sai prejudicado o debate, traz prejuízo para o legislativo municipal e especialmente, a sociedade que por sua vez, ficará ainda mais distante dos vereadores, das sessões e órfã em termos de representação.

Respondendo a pergunta: o quê muda se aprovada em 2º turno a emenda a lei orgânica do município que aumenta o tempo de mandato do presidente, com direito a reeleição? Para o povo, Nada. O custo benefício da câmara continuará o mesmo, o debate permanecerá pobre e a sociedade, distante do legislativo do mesmo jeito.

Comentários